Publicidade

Dengue: Fiocruz detecta linhagem inédita no Brasil

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
jcomp/Freepik
jcomp/Freepik

A Fiocruz detectou uma nova linhagem da dengue que, até então, era inédita no Brasil. A identificação aconteceu a partir de uma amostra referente a um caso ocorrido no final de novembro de 2021, em Aparecida de Goiânia (Goiás). A descoberta foi publicada em um estudo preliminar, na plataforma medRxiv, e aguarda revisão para publicação em revista científica. 

A linhagem cosmopolita do sorotipo 2 só tinha aparecido nas Américas em 2019, mais precisamente no Peru, em 2019. Apesar disso, é considerada como a mais disseminada no mundo, e já foi identificada na Ásia, no Oriente Médio e na África.

No artigo, os cientistas descrevem a descoberta dessa nova linhagem da dengue como "preocupante", por conta da facilidade em se espalhar. Com isso, faz-se necessária a vigilância genômica, para que não se perca de vista a circulação no país.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Conforme explicam os especialistas da Fiocruz, o vírus da dengue possui quatro sorotipos, que por sua vez são divididos em linhagens (genótipos), devido à presença de variações genéticas. O genótipo cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2, por exemplo. Atualmente, a mais presente no Brasil é a linhagem asiático-americana (genótipo 3 do sorotipo 2).

Como a linhagem cosmopolita chegou ao Brasil

Através da vigilância genômica, os cientistas observaram que vírus do Peru e do Brasil estão diretamente relacionados a um surto registrado em Bangladesh. A teoria é que a linhagem chegou nas Américas a partir da Ásia, provavelmente através de viagens intercontinentais. No entanto, entender isso a fundo exige futuras pesquisas.

A província de Madre de Dios — região do Peru onde aconteceu o primeiro caso americano da linha gem cosmopolita — faz fronteira com o estado do Acre, no Brasil, então os especialistas indicam vigilância genômica ativa na área, com sequenciamento genético de amostras do vírus.

Situação da dengue no Brasil

O Brasil encerrou o mês de abril com 542 mil casos de dengue, segundo o Ministério da Saúde, o que representa um aumento de 113% nos casos da doença, em relação a 2021. A região Centro-Oeste teve a maior taxa de incidência da doença: 920,4 casos a cada 100 mil habitantes.

A preocupação se concentra principalmente em Goiás, líder da incidência de dengue em todo o Brasil, com direito a 1.366 casos a cada 100 mil habitantes. Ainda assim, o estudo da Fiocruz apontou que a chegada da linhagem cosmopolita em Goiás não tem uma relação direta com o surto que acomete o Estado atualmente.

Continua após a publicidade

O Ministério da Saúde aponta que os principais sintomas da doença são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Os pesquisadores não comentaram se essa nova linhagem registrada no Brasil conta com algum sintoma mais específico.

Fonte: MedRxiv via Agência Fiocruz